Você conhece os limites de utilização e compatibilidade dos equipamentos? Confira!

Limite de utilização e compatibilidade  de equipamento

O equipamento projetado especificamente para a restrição de trabalho não deve ser utilizado como equipamento para posicionamento de trabalho ou proteção contra queda.

O equipamento projetado especificamente para o posicionamento de trabalho não deve ser utilizado como equipamento para proteção contra queda. Alguns  equipamentos são projetados para permitir a ligação ou conexão de outros componentes afim de alcançar as exigências de uma categoria de trabalho diferente daquela para qual ele foi inicialmente projetado.

Os compradores devem assegurar-se de que os componentes em qualquer sistemas são compatíveis e que a função de segurança de qualquer componente não interfira com a função de segurança de outro.

O equipamento só deve ser utilizado de acordo com as informações fornecidas pelo fabricante.

O equipamento escolhido deve ser capaz de suportar quaisquer cargas ou forças que sejam exercidas no mesmo, alem de uma margem de segurança adicional  adequada, e o sistema de acesso por corda em si deve ser projetado para minimizar cargas em potencial que são exercidas sobre ele. O sistema de acesso por corda geralmente deve ser projetado para evitar uma queda.

Nenhum item do equipamento de acesso por corda deve ser capaz de ser removido acidentalmente, desalojado ou se soltar dos cabos de ancoragem durante o seu uso.

Escolha do Equipamento

Durante a escolha de equipamento para uma finalidade em particular, os fatores de  enfraquecimento, como  perda de força nos nós, devem ser levados em conta.

Os técnicos em acesso por cordas devem ter  a ciência que as condições climáticas podem afetar o desempenho de alguns equipamentos ou combinações destes. A umidade, por exemplo, pode alterar (reduzir) a fricção fornecida entre o dispositivo de descida e o cabo de ancoragem, alterando assim o desempenho. Isto também é aplicável para alguns dispositivos de subida. Condições de baixa temperatura  também podem  afetar o desempenho. (ex: cabos de ancoragens gelados podem afetar a aderência  dos dispositivos de cabo de ancoragem). Cabos de ancoragem podem exibir maiores características de prolongamento do que cabos secos, e quando molhados, cabos de ancoragens em poliamida tendem a ser menos resistentes a abrasão. Em condições de muito frio, a força de alguns metais é afetada. Os técnicos em acesso por corda devem verificar as informações fornecidas pelo fabricante a fim de determinar as condições operacionais aceitáveis.

Recomenda-se que os compradores verifiquem, junto aos fornecedores do equipamento, se os equipamentos fabricados á partir de fibra feitas pelo homem (ex: poliamida, polietileno, polipropileno, aramida ) possuem proteção contra luz ultravioleta (UV). A maioria dos padrões não possui exigências para resistência a degradação UV,  então é de responsabilidade do comprador encontrar tal informação. Os raios UV são emitidos pela luz solar, luz fluorescente e todos os tipos de soldas elétricas . A maioria normal de garantir proteção é por meio da inclusão de inibidores UV no estágio de produção da fibra, mas existem outras possibilidades, como o tipo e cor de qualquer tinta utilizada ou a utilização de revestimento protetor.

 

Fonte: Irata.org

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *