Acesso por cordas. Você está apto para esta profissão? Confira!
O trabalho em altura exige que o individuo tenha atitude, aptidão, capacidade física e treinamento adequado. Portanto, alguma forma de exame é necessária para avaliar adequadamente todos os possíveis candidatos.
É importante que sempre se possa contar com um comportamento sensato e responsável por parte dos técnicos. Os técnicos em acesso por cordas devem ser suficientemente saudáveis e livres de qualquer deficiência que possa impedi-los de trabalhar com segurança em altura.
Contra indicações incluem:
- Doença cardíaca/dores no peito;
- Pressão sanguínea alta ou baixa;
- Epilepsia, convulsão, perda de consciência;
- Medo de altura/vertigem;
- Tontura/problemas com equilíbrio;
- Deficiência funcional dos membros;
- Dependência de álcool ou drogas;
- Enfermidade psiquiátrica;
- Obesidade;
- Diabetes.
É de responsabilidade dos trainees ou de seus empregadores garantir que ele esteja em condições físicas e médicas para realizar o treinamento em acesso por corda.
Os Funcionários tem como responsabilidade com seus empregadores e seus próprios colegas de trabalho notificar quais quer mudanças em sua condição medica ou física que possa vir a afetar o seu trabalho. Isto inclui os efeitos de álcool ou drogas.
Aos técnicos em acesso por corda devem ser dada a oportunidade de não trabalhar em altura caso eles não estejam se sentindo apto para realizar tal tarefa.
Experiencia, atitude e aptidão
Todas as pessoas que trabalham em altura precisam ter pelo menos formação elementar em relação aos diferentes métodos de proteção contra queda( ex: proteção contra queda, restrição de trabalho, sistema com redes de segurança, bolsas infláveis, plataformas de trabalho elevatórias moveis) alem das metodologias necessárias para o acesso por corda.
A avaliação para saber se uma pessoa se adapta ao trabalho de acesso por corda exige que se leve em consideração sua experiencia previa de trabalho. As referencias devem ser recolhidas a fim de verificar a experiencia e os níveis de competência. Os empregadores devem levar em consideração a experiencia comercial e as atividades relevantes, para garantir a utilização de ferramentas e equipamentos.
Os empregadores devem procuram assegurar que os técnicos em acesso por cordas, incluindo os trainees, alem da sua qualificação IRATA Internacional e/ ou IRATA Brasil, tenham também atitude e aptidão adequadas essas incluem:
- Uma mente apta para trabalho em altura
- Habilidade natural ou em potencial para o trabalho com acesso por corda;
- A habilidade de trabalhar em equipe;
- Uma atitude responsável em relação a segurança;
- Um desejo de aperfeiçoar suas habilidades;
- Um padrão de comportamento profissional.
Eai, esta preparado para uma das profissões mais cresce no país? comente o que você achou e compartilhe com seu amigos! 🙂
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!