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Como fazer uma inspeção detalhada dos equipamentos de acesso por corda. Confira!

É recomendado que uma inspeção detalhada dos equipamentos de acesso por corda seja registrada.

A inspeção detalhada e as informações registradas devem levar em consideração as recomendações do fabricante e o ambiente de trabalho.  A documentação devem ser mantida por pelo menos dois anos, ou mais, caso seja exigido pela legislação local. Estes registro devem incluir ao menos o seguinte:

  • O nome e endereço do empregador para a qual inspeção detalhada foi realizada;
  • O endereço das instalações nas quais a inspeção detalhada foi realizada;
  • Informações que sejam suficiente para identificar o equipamento (ex: um número de série), incluindo sua data de fabricação, quando esta for conhecida.

As seguintes datas:

  • Primeiro uso;
  • Ultima inspeção detalhada;
  • A data mais recente para a próxima inspeção detalhada;

De acordo as indicações feitas no equipamento e/ou informações fornecidas pelo fabricante, a carga nominal máxima ( e minima, quando adequado) ou sua carga segura de trabalho ou limite de carga de trabalho ou equivalentes, levando em consideração as configurações nas quais o equipamento possa vir a ser utilizado, que também pode ser aceitáveis por parte do fabricante;

Caso seja a primeira inspeção detalhada:

  • Especificar que esta é a primeira inspeção detalhada;
  • Declarar que o equipamento funciona corretamente e é seguro para a utilização;

Caso não seja a primeira inspeção detalhada:

  • Que ocorra dentro de  um intervalo de 06 meses;
  • Esteja de acordo com intervalos definidos por um programa de inspeções elaborado por uma pessoa competente e seguindo as orientações do fabricante;
  • Após utilização em um ambiente com condições severas;
  • Após a ocorrência de circunstâncias excepcionais passíveis de comprometer a segurança do equipamento;
  • Declarar que  equipamento funciona corretamente e é seguro para a utilização;

Em relação a cada inspeção detalhada, com referencia aos relatórios de inspeção detalhada anteriores:

  • A identificação de qualquer peça defeituosa que seja ou possa se tornar um risco para as pessoas;
  • Detalhes de qualquer reparo, renovação ou alteração necessária para solucionar um efeito que representa um risco para pessoas;
  • Em caso de defeito que ainda não representa um risco, mas pode vir a se tornar um risco para pessoas;
  • Instruções para técnicos e supervisores de acesso por corda para monitorar o defeito de perto durante a verificação prévia ao uso;
  • A data mais recente para a próxima inspeção detalhada( No caso de um equipamento que possui um defeito que ainda não representa, mas pode vir a se tornar um risco, as inspeções detalhadas podem ser mais frequentes do que o normal);
  • Onde a inspeção detalhada incluir testes, os detalhes de qualquer teste:
  • Data da inspeção detalhada;

O nome, endereço e competência (ex: ter participado e recebido aprovação em um curso de treinamento do fabricante) da pessoa que elaborou o relatório; se esta pessoa é autônoma ou, caso seja empregada, o nome e endereço do empregador.

O nome e endereço da pessoa que assinou e autenticou o relatório em favor do seu autor;

A data do relatório.

 

 

 

Fonte: IRATA.org

 

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